Os verbos regulares em inglês são aqueles que seguem as regras ortográficas e gramaticais da língua. Já os verbos irregulares são aqueles que não seguem essas regras e podem ser conjugados de diversas maneiras.
Existem muitos verbos regulares em inglês, como “to walk”, “to talk” e “to work”. Já os verbos irregulares são aqueles que apresentam alguma irregularidade na conjugação, como o verbo “to be”, que tem três formas diferentes: “I am”, “you are” e “he/she/it is”.
Outro exemplo de verbo irregular é o verbo “to have”, que pode ser conjugado da seguinte maneira: “I have”, “you have”, “he/she/it has”. Como você pode perceber, essa conjugação é diferente da dos verbos regulares.
Aprender a conjugar os verbos irregulares em inglês é importante para a fluência na língua, pois eles são muito usados no dia a dia. Além disso, é importante saber reconhecê-los para não cometerem erros na hora de escrever ou falar.
Os verbos regulares em inglês são aqueles que seguem as regras de conjugação do idioma. Eles são fáceis de reconhecer e de usar, pois basta acrescentar o sufixo “-ed” para o tempo verbal passado ou “-ing” para o presente progressivo. Alguns exemplos de verbos regulares em inglês são: to walk (andar), to jump (pular), to swim (nadar), to run (correr) e to read (ler).
Exemplos:
Add – added.
Dance – danced.
Like – liked.
Play – played.
Start – started.
Study – studied.
Talk – talked.
Work – worked.
Os verbos irregulares em inglês são aqueles que não seguem as regras normais de conjugação dos verbos. Eles podem ter formas diferentes para o presente, o passado e o particípio, e às vezes também para o gerúndio. Alguns exemplos de verbos irregulares em inglês são:
To be (ser, estar): I am, you are, he/she/it is, we are, they are
To have (ter): I have, you have, he/she/it has, we have, they have
To do (fazer): I do, you do, he/she/it does, we do, they do
To say (dizer): I say, you say, he/she/it says , we say , they say
To go (ir): I go , you go , he/she/it goes , we go , they go
Os verbos regulares e irregulares em inglês apresentam diferenças em sua conjugação. Enquanto os regulares são aqueles que seguem o mesmo padrão na conjugação, os irregulares apresentam alterações.
As principais regras para a conjugação de verbos regulares e irregulares em inglês são:
Para os verbos regulares, basta adicionar o sufixo -ed na forma afirmativa do presente simples e no passado simples. Já na forma negativa e interrogativa do presente simples, é necessário iniciar a frase com o auxiliar did.
Nos demais tempos verbais, basta utilizar o auxiliar to be na forma correta do tempo verbal (is/are/was/were) seguido do verbo no infinitivo.
Presente simples (Simple present): I work (Eu trabalho); He works (Ele trabalha); We work (Nós trabalhamos); You work (Você trabalha); They work (Eles trabalham).
Passado Simples: I worked (Eu trabalhei); He worked (Ele trabalhou); We worked (Nós trabalhamos); You worked (Você trabalhou); They worked(Eles trabalharam).
Presente Contínuo: I am working (Eu estou trabalhando); He is working (Ele está trabalhando); We are working(Nós estamos trabalhando); You are working (Você está trabalhando); They are working (Eles estão trabalhando).
Passado Contínuo: I was working (Eu estava trabalhando); He was working (Ele estava trabalhando); We were working (Nós estávamos trabalhando); You were working Você estava trabalhando); They were working (Eles estavam trabalhando).
Para os verbos irregulares, a conjugação é feita de maneira diferente da dos regulares.
Neste caso, cada verbo tem uma regra específica de conjugação que deve ser aprendida de acordo com seu tempo verbal. Além disso, existem alguns verbos que são considerados “irregulares” porque não seguem as mesmas regras dos outros verbos no idioma.
Ou seja, apesar de não serem regulares na conjugação, não possuem uma regra específica para sua flexão. Por isso, é importante ter um bom vocabulário para conseguir compreender o contexto das frases nas quais esses verbos aparecem.
Exemplos: Verbos comuns irregulares – drink/drank/drunk (beber), sink/sank/sunk (afundar) e think/thought/thought (pensar).
Uma boa dica para aprender o inglês de forma efetiva, é ler muitos textos em inglês. Além disso, com a ajuda de profissionais especializados, você também conseguirá atingir a fluência da língua.
Bons estudos